Páginas

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O machismo no universo dos casamentos II

Ontem comecei a falar sobre um assunto que me incomoda muito na dinâmica dos casamentos: a suposição de que as tarefas da casa são de responsabilidade única da mulher. Hoje vou falar sobre o que realmente motivou essa discussão sobre o machismo no casamento, um convite aos padrinhos. 

Estava procurando idéias para fazer o convite dos meus padrinhos e me deparei com a seguinte aberração:


Provavelmente a intenção era que o texto fosse engraçado. Vamos analisar por partes por que essa piada, além de extremamente sem graça, é muito machista. 

"Ouvir quando a esposa tiver algo a reclamar do marido e dizer que ela está errada; Ouvir quando o marido tiver algo a reclamar da esposa e dizer que ELA está errada".  - Padrinhos, aprendam, quando houver desentendimento entre o casal, a mulher SEMPRE estará errada. Se ela tem algo a reclamar do marido, ela está errada. Se o marido reclamar dela, ela deve ter feito algo errado, só pode. Esse tipo de percepção da dinâmica do casamento é venenoso, pois coloca a mulher em uma posição de inferioridade. Além do que, a idéia de que se o marido se irritar com a mulher é ela quem está errada, é uma das principais justificativas da violência doméstica. Se a mulher apanhou é porque "deve ter feito alguma coisa", já que "ele tinha seus motivos". Precisamos parar com esse tipo de conversa. E isso inclui parar com essas piadinhas toscas. 

"Lembrar ao marido que ele é bem casado; Lembrar a esposa que ela é MUITO bem casada;" - Porque o valor do homem é muito maior do que o valor da mulher. A mulher jamais pode se esquecer de que sem esse "partidão" ela seria uma solteirona, por isso deve ser eternamente grata por esse homem ter aceitado se casar com ela. O que aconteceu com o romantismo de "os dois se completam", ou "são perfeitos um para o outro"? 

"sobretudo nos casos de combates armados" - Nem de brincadeira. Nem como piada assuma a possibilidade de que o casal possa se agredir fisicamente. Violência doméstica é algo muito sério. Dos dois lados, porque não é só mulher que apanha não. 

Eu não me considero parte da patrulha do politicamente correto, mas esse tipo de texto realmente me irrita. Qualquer alusão a casamento que não promova o respeito mútuo entre o casal, a vontade de crescerem juntos e o amor correspondido não serve pra mim. Não me faz rir, só me faz franzir a testa. 

Um comentário: