Páginas

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O machismo no universo dos casamentos

Não vou discorrer longamente sobre feminismo X machismo. Acho que toda a mulher sabe o que a sociedade tradicionalmente espera dela e o quanto isso a faz sofrer. Vejo muitas noivas em seus blogs preocupadas em saber cozinhar para seus futuros maridos, saber arrumar a casa, lavar e passar. Essa preocupação é natural, mas não deveria ser centrada na "obrigação" da mulher em agradar o marido, e sim na obrigação de qualquer ser humano em manter uma casa organizada e saudável. Afinal, cozinhar, limpar, lavar e passar são itens de higiene e saúde.

 Eu me viro bem na cozinha, sei faxinar uma casa e não me importo nem um pouco com o trabalho, mas me recuso a carregar essas obrigações nas costas sozinha. Ainda quero aprender a cozinhar mais pratos, descobrir novas receitas, mas não para deixar o marido feliz, e sim para que nós dois tenhamos refeições gostosas e saudáveis em casa. E se meu marido estiver com muito trabalho e não tiver tempo de ajudar a limpar a casa, eu não me importo de fazer sozinha por um tempo. O que quero é poder contar com o mesmo tipo de ajuda caso seja eu que esteja sem tempo. E não é isso que eu vejo por aí, não só nos blogs, mas na sociedade. "Cuidar da casa" ainda é "coisa de mulher". E isso é injusto a partir do princípio em que a casa é responsabilidade de todos os que nela habitam. 

É claro que, caso o casal opte por um trabalhar fora e o outro ficar exclusivamente em casa cuidando de tudo, então já está claro no próprio arranjo quem faz o que. O que não quer dizer, de forma alguma, que o indivíduo que trabalha fora nunca vá lavar uma louça ou tirar o pó de uma estante. Nos dias de hoje, contudo, esse arranjo está cada vez mais raro. O "normal" são os dois indivíduos trabalharem fora, contribuindo igualmente para a renda da família. Por que não contribuir igualmente na limpeza e manutenção da casa também? 

Então, noivinhas, antes de se descabelarem por não saber cozinhar mil coisas, por ter dúvidas em relação a lavar roupas, etc, façam a pergunta mágica: e o noivo, sabe? Se ele não sabe, você não tem que saber! Aproveitem para descobrirem juntos! Eu sou a favor de que todo mundo deve ser independente, e isso envolve saber cuidar de si mesmo e de sua casa. Pensem nisso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário