Páginas

domingo, 21 de junho de 2015

Convidada de branco em casamento: agora pode?

Hoje me vi contando nos dedos quantas convidadas já vi, pessoalmente ou por redes sociais, vestidas de branco em algum casamento: foram sete. Parece que está virando moda. Significa que agora pode? Mas é claro que não.

É verdade que a moda muda, e o que é considerado socialmente aceitável, também. Voltando no tempo algumas décadas, não era considerado educado nem usar roxo em casamento. Roxo é uma cor de luto, e assim como o preto, poderia indicar que a convidada ou convidado em questão não estava feliz com a união dos noivos. Aos poucos, liberou-se o roxo. Depois, o preto. Afinal, sendo mulher, tem horas que fica difícil se arrumar sem poder recorrer ao pretinho básico. Ponto para as convidadas.

Agora está ficando comum ir a um casamento ou abrir o Instagram e dar de cara com uma panaca de branco. Como não posso reproduzir aqui as fotos originais, pesquisei na internet vestidos parecidos  - alguns quase iguais - com os que vi para vocês terem uma idéia. E não, a panaca de branco não era a noiva...






Esse é igualzinho... Como vai num casamento assim?


Juro que não entendo como alguém pode ir a um casamento desse jeito. Precisa de muito óleo de peroba nessa cara de pau, ainda mais na hora de tirar foto do lado da noiva. Não sabe o que vestir? O pretinho básico está liberado, aproveite. Mas preto é muito sem-graça, não dá destaque. Esse é exatamente o ponto: você é convidada, não tem que se destacar. Quem merece destaque é a noiva, ponto final.

Já ouviu aquela velha história da ex-namorada do noivo que apareceu no casamento com a esperança que a noiva desistisse? Pois é, eu já ouvi histórias verídicas de mulheres que foram de branco a um casamento na esperança que a noiva desse para trás. Alguém quer ser confundida com uma recalcada dessas?

Algumas noivas têm optado por usar outras cores que não branco em seus casamentos, mas ainda assim, é de bom tom que as convidadas optem por evitar o branco ou qualquer outra cor que, com o flash das cameras, pareça branco nas fotos. Nude, prata, rosa claro, dourado antigo, entre outras, são cores muito perigosas para convidadas.

Diante de um arco-íris de opções, não há motivo que justifique uma convidada aparecer de branco em um casamento. E não, o casamento da sua amiga não é a oportunidade ideal para aproveitar aquele vestidinho que você só usou no Réveillon. Lembre-se, você não está lá para se destacar, e pior ainda, você não quer se destacar pela falta de bom gosto e educação, não é?

Regras para usar branco em um casamento:

1 - Quando você for a noiva (dãr)

2 - Quando a noiva explicitamente pedir que você use branco

E só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário