Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Seu casamento não é o seu matrimônio

Em inglês existem duas palavras distintas para se referir ao casamento. "Wedding" se refere à cerimônia e à festa, quando há. Já "marriage" se refere ao matrimônio em si, ou seja, à vida de casados. Por isso que em inglês se costuma dizer "your wedding is not your marriage" (seu casamento não é o seu matrimônio). Em português a palavra matrimônio não é tão usada no dia-a-dia, tanto que chamamos as duas situações, a cerimônia e a vida de casados, de "casamento". 

Essa questão de vocabulário pode parecer superficial, mas a importância de pensar separadamente no casamento "wedding" e no casamento "marriage" é altíssima. Para o benefício desse texto, Vamos separar a "festa de casamento", que representa um dia só na vida, e o "casamento", que representa uma vida inteira. 

Vejo muitas noivas (e noivos) empolgadas com a festa de casamento, preocupadas com os detalhes, e muitas vezes brigando com seus companheiros e familiares por causa desse bendito dia. Sim, é um dia de sonho para muitas, e querer que tudo saia perfeito é natural. O que não é natural é deixar que a festa de casamento tome dimensões maiores do que o casamento. Seguindo o que dizem os americanos, a sua festa de casamento não é o seu casamento, ela não define o seu casamento. 

Então, entre uma escolha de sabor de bolo aqui e uma reunião com seu DJ ali, pare para pensar um pouco em como anda a sua relação e como ela se transformará após a cerimônia que os unirá (espera-se) para toda a vida. E antes de se descabelar porque seus convites não saíram milimetricamente como você queria, ou perder o humor porque não vai conseguir bancar a melhor banda da cidade, lembre-se de que a festa é um dia na vida, enquanto o casamento é uma vida inteira. 

Um comentário:

  1. Flor,
    Que vc tenha uma excelente e realizadora semana!!!! Linda, é exatamente assim como vc colocou!!! Ainda nem defini a data da festa, mas esse assunto já me rendeu boas brigas com o meu namorado. Esse momento foi tão ansiado e desejado por mim, que ás vezes a gente perde meio que a razão, o tino das coisas e da realidade. Na verdade, perde um pouco do bom senso, rss. Não quero ser uma bridezilla, então sempre me monitoro pra tentar da melhor foma possível ser uma noiva normal, rss. Mas eu reconheço que ás vezes me torno de maneira um tanto quanto esquisito qd o assunto é casamento...
    Bjs,
    Vania

    ResponderExcluir