Páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O vestido das madrinhas e as noivas tiranas

Acabei de assistir a estréia do programa O Vestido Ideal: Madrinhas, do canal pago Discovery Home and Health. Eu já gostava de assistir de vez em quando ao "Vestido Ideal" original, em que o foco são as noivas escolhendo seus vestidos. Nessa nova série, a noiva vai com as amigas em busca do vestido das "bridesmaids". 

Nos Estados Unidos é tradição que as madrinhas (bridesmaids) se vistam todas iguais, ou dentro da mesma paleta de cores, tradição essa que está sendo trazida ao Brasil. Nesse caso, a palavra final sobre o vestido é da noiva, que procura harmonizá-lo com a decoração e com o grau de formalidade da festa. Encontrar um único vestido que agrade tanto à noiva quanto às madrinhas, qualquer que seja a quantidade dessas, com certeza não é tarefa fácil. E fica ainda mais difícil quando uma das partes é exigente demais. Como tenho visto muitas noivinhas querendo adotar essa tradição, acho que não custa nada usar as situações do programa como exemplo do que não fazer.

A primeira noiva havia elegido como tema de seu casamento o pavão e suas cores, logo: azul, verde, roxo... Até aí, sem traumas. A dama de honra, que na cultura americana seria a "madrinha-mor" ou algo assim, foi a grande criadora de caso. Afirmando definitivamente que detestava vestidos longos, a moça fez questão de desaprovar todos os vestidos que a noiva gostava. É claro que noiva precisa ter bom senso, afinal, ela está escolhendo um vestido que nem ao menos irá usar, mas se a madrinha concordou em usar algo escolhido pela noiva, ela deveria tentar ser flexível. 

A segunda noiva era quase um general. Ela contou que havia convidado as madrinhas por e-mail, e que nesse mesmo e-mail havia explicado (leia-se ordenado) exatamente o que queria. As regras da noiva: orçamento de até 500 dólares para o vestido (a ser pago por cada madrinha), todas as madrinhas com penteado baixo, e por aí vai. E quem não gostasse das determinações dela, podia muito bem ir embora. Vamos avaliar com mais calma esse caso. A noiva convida suas madrinhas POR E-MAIL, nem ao menos se dá ao trabalho de convidar pessoalmente, ou por telefone, e ainda quer ordenar cada micro detalhe do visual das moças. Eu passei o programa inteiro me perguntando como aquelas amigas não iam simplesmente embora. 

Voltando ao caso das noivinhas brasileiras. Tenho visto muitas reclamando sobre o visual dos convidados, querendo mandar carta, e-mail, lembretes, enfim, com regras sobre o que vestir e o que não vestir. Meninas, não façam isso. Por maior que seja o medo de alguma moça aparecer com um vestido curto demais, ou algum rapaz de tênis e calça jeans, é muito antipático mandar esse tipo de recomendação aos convidados. É o mesmo que demonstrar falta de confiança nas pessoas. Ah, mas se alguém aparecer assim eu vou ficar muito irritada, vou passar vergonha, a festa vai ficar feia. Minhas queridas, vamos combinar que se vocês não conseguirem aproveitar o próprio casamento por causa da roupa de duas ou três pessoas a coisa está muito feia para o seu lado. E quanto à vergonha, quem vai passar é o convidado, pois é ele quem vai se sentir inadequado ao receber os olhares feios dos outros. E se a roupa da pessoa for assim tão ruim, tire poucas fotos com ela e aproveite mais as fotos em que ela não está. Pronto, simples assim. 

Quanto às madrinhas de vestidos iguais. 

Pense duas, três, quatro vezes se você acha assim tão importante que suas madrinha se vistam da mesma cor, ou com o mesmo modelo. Pedir às madrinhas que usem um vestido de acordo com as cores que você escolheu é o mesmo que transformá-las em parte da decoração da sua festa. Será que isso é mesmo necessário? 

Muitas noivas querem estar no controle de tudo, algumas chegando ao limite da obsessão. Relaxar em alguns pontos pode fazer muito bem à mente e significar um trabalho a menos. 

Se você realmente quiser determinar os vestidos das madrinhas, tente ouvir o que elas têm à dizer e ser flexível, principalmente na questão orçamento. 

Foi convidada para ser madrinha e a noiva está determinando seu vestido? Avalie o modelo proposto e dê sua opinião com delicadeza. Se você não amou o vestido, mas também não detestou, o melhor é usá-lo de boca fechada. Dizer "não gostei muito, mas vou usar" não ajuda ninguém. Deixe para dar opiniões apenas se for solicitada ou se achar o vestido horroroso. A noiva com certeza agradece. 

2 comentários:

  1. Gostei demais desse post.. Eu queria sim pedir às madrinhas para usarem o mesmo vestido, ou pelo menos dizer "olha, o vestido será longo, e não use cor clara nem florido" Mas eu parei pra pensar, será que vale mesmo à pena isso? Dizer o que os outros devem e o que não devem usar? Sei lá né, me parece feio isso! A única coisa que eu quero, e realmente não abro mão, é dos padrinhos de terno preto e camisa branca. Eu ia odiar o fato de algum padrinho estar de jeans (sim, isso acontece!) ou de terno marron, ou verde kkkkkkkkkkk cruzes! Já as madrinhas, quero que elas se vistam de qualquer jeito mesmo, e tá tranquilo! Mulher gosta de variar mais! Já os homens podem ficar todos uniformes, né? Acho que homem não liga pra isso.. mas ainda assim, eu ando pensando nessas coisas com MUITO cuidado.

    Temos que lembrar que estamos dando a festa, mas não é pra nos divertimos, e sim pra que os outros se divirtam conosco!

    beeijao!

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm assisto a esse programa,
    eu não fui exigente com minhas madrinhas
    apenas pedi que usassem vestidos no tom de rosa

    eisounoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir