Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Afinal, por que casar?

Casar. Por que e pra quê? Nesse mundo moderno em que o divórcio se tornou tão comum quanto os casais que moram juntos sem precisarem da bênção do padre e do papel passado em cartório, fazer uma busca interior sobre o por quê você quer se casar é fundamental.

Conversem sobre o futuro - um pouco de terapia de casal

Muitos casais em início de namoro cometem o erro de não fazerem planos em conjunto para o futuro. Se vocês namoram a, digamos, seis meses, e ainda não discutiram onde pretendem estar e o que pretendem estar fazendo daqui a 5, 10 anos, tenham certeza: o relacionamento de vocês está caminhando na direção errada.

Não, não é proibido namorar "só pra curtir", mas se essa for a opção, que ela seja dos dois e que fique clara. Muita gente - em especial mulheres - tem medo de falar abertamente o que pensa em uma relação para não espantar o(a) parceiro(a). Dessa forma, sonhos, metas e objetivos ficam enterrados lá dentro, e quando eclodem, pegam o outro totalmente de surpresa. Se o seu plano para daqui a 5 anos é estar vivendo em um pequeno apartamento na Itália enquanto faz seu mestrado em História da Arte e aprende a fazer pasta caseira nas horas vagas, conte, revele, converse. Se você não se vê casado(a) com ninguém, ou não quer contrair matrimônio antes de obter mais estabilidade financeira, a hora de dizer isso é nos primeiros seis meses de namoro, não ao final de seis anos. Não conversar sobre planos para o futuro gera falsas expectativas e frustrações futuras. E se a pessoa que estiver com você não gostar da sua sinceridade em relação aos seus planos, comece a repensar seus motivos para estar com ela.



Mais do que um pedido, uma decisão

Ao meu ver, a opção pelo casamento deve ser mais uma decisão conjunta entre o casal do que um pedido inesperado, por mais romântico que seja. Conheço casais que em menos de um ano se conheceram e se casaram, e hoje estão juntos a mais de 25 anos, assim como conheço casais que namoraram durante cinco anos e o casamento não chegou a durar 10. Por isso defendo que a opção pelo casamento deve ser feita após muita conversa e reflexão.

Não decida se casar porque aquela sua tia vive falando no quanto "é feio" morarem juntos sem estarem casados. Ou terem filhos sem estarem casados. Também não decida se casar porque "já namoramos há tanto tempo mesmo, agora não tem mais para onde correr", ou porque os amigos gostam de zuar chamando vocês de casados e perguntando quando é a festa.

Decidam se casar porque querem construir uma vida juntos. Porque querem apoiar um ao outro para serem o melhor que podem ser. Decidam se casar conjuntamente. E conversem sobre casamento abertamente, sem esperar aquele momento em que o homem se ajoelha diante da mulher com um anel de brilhantes para somente então quebrar o "tabu casamento" e entrar no assunto.

Homens, não se sintam pressionados se suas namoradas tocarem no assunto. Mulheres, não fiquem ofendidas se seus namorados disserem que não querem se casar. Conversem sobre casamento sem a pretensão de se chegar a uma conclusão imediatamente. Vocês podem passar seis meses, um ano, dois anos falando sobre o assunto até de fato decidirem. E quem sabe qual decisão será essa? Pode ser por se casarem, sim, mas pode ser que vocês descubram que o ideal para vocês é apenas morarem juntos. Estejam abertos a tudo. Afinal, se você não gostar de conversar com seu amor, por que ele é o seu amor mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário