Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Iniciando o registro de casamento no cartório

Iniciei o registro do meu casamento no cartório. Sim, agora eu vou casar mesmo. Então o post de hoje será sobre como se preparar para esse momento. 

150 dias antes do casamento: descubra em qual cartório você fará o registro e verifique as regras. Procure informações no site do próprio cartório, e se as informações não estiverem claras, telefone para o cartório. Não procure informações sobre documentos e prazos em sites de casamento e blogs, porque estes podem estar desatualizados. É nessa hora que você descobre quando entrará com o processo de registro, se 120 ou 90 dias antes do casamento.

15 dias antes de levar os documentos ao cartório:

Descoberta a data para o início do processo, verifique a relação de documentos necessários no seu caso (casamento de solteiros, viúvos, divorciados, ect). Se o cartório tiver um site falho, telefone para lá e pergunte. Eu acho que liguei umas cinco vezes para o cartório perguntando coisas. É nessa hora que você deve procurar todos os documentos necessários e juntá-los em uma pasta. Assim, caso não encontre qualquer documento, terá tempo de pedir uma segunda via. 

Não esqueça de verificar quantas testemunhas serão necessárias. Convide testemunhas confiáveis, pois elas precisarão estar presentes no dia do casamento também. Aproveite para combinar com elas o dia e o horário da ida ao cartório.

Aproveite para verificar os custos do registro. Eu me esqueci de ver isso antes e na hora tivemos que pagar mais de 600 reais. Melhor ligar para o cartório e perguntar preço e formas de pagamento com antecedência. 

2 dias antes de levar os documentos ao cartório:

Revise sua pasta de documentos e tire todas as cópias necessárias. É melhor tirar com antecedência em lugares que cobram barato do que deixar para tirar na hora em locais próximos ao cartório, que cobram o olho da cara.

1 dia antes de levar os documentos ao cartório:

Verifique se o site do seu cartório possui a opção de cadastro online. O cadastro online agiliza seu processo e permite a obtenção de uma senha rápida, ou seja, menos fila. Só não sei dizer se todos os cartórios fazem isso.

Aproveite para determinar como ficará o nome dos noivos após o casamento. Chegar ao cartório sem ter uma conclusão sobre esse assunto é garantia de mico. Imagina os noivos discutindo isso no meio do cartório com todo mundo olhando? Essa questão dos nomes é muito pessoal e íntima, converse com seu noivo em particular bem antes de ir ao cartório, e cheguem lá decididos. 

No dia:

Tenha em mãos os telefones celulares das testemunhas, e não esqueça de carregar a bateria do seu!

Também tenha em mãos o telefone da cerimonialista, pois o pessoal do cartório pode perguntar.

Se sua cerimônia de casamento for só civil fora do cartório, não se esqueça de pegar informações sobre o juiz de paz, afinal, ele será o oficiante do seu grande dia! Pergunte se ele é bem-humorado e se aceita que as noivas telefonem para ele para combinar a cerimônia. Tem juiz que adora receber ligação dos noivos para conhecê-los melhor e combinar tudo. Anote o telefone dele.

Por fim, controle as emoções! O primeiro grande passo do seu casamento será dado! 


Update:

Respondendo aos comentários: Eu entrei com o processo no cartório do 2º ofício de Brasília, na 504 Sul.
As taxas que paguei são:

- Habilitação para Casamento
- Escrevente
- Casamento civil fora do local do cartório (a mais cara das três).

Ou seja, o alto valor se refere basicamente à ida do juiz ao local do casamento. Eu acho que casamentos no cartório são mais baratos. Por isso eu falo: telefonem para o cartório de vocês e perguntem!

2 comentários:

  1. Essa parte burocrática é bem chata né? Mas é bom ser avisada sobre! Achei caro demais o quanto vocês pagaram, pq isso tudo?

    beeijo!

    ResponderExcluir
  2. Aeeeeeeeeeeeee!! Que legal, rss. Em qual vc deu entrada flor??? Sério que vc teve que pagar R$ 600,00?? Pq?? Nossa, muito caro...
    Vania

    ResponderExcluir