Páginas

terça-feira, 16 de julho de 2013

Quer um bom casamento? Seja um bom convidado!

Esse post é uma mistura de dicas com desabafos. Vale para todos, pois todos seremos convidados de alguns casamentos ao longo da vida, mas se você quiser compartilhar o texto no facebook como indireta para aquele seu convidado chato, fique à vontade. 

Você sabe por que, em parte, os casamentos custam tão caro? Por causa dos danos que os convidados causam. 

Quem nunca foi a um casamento e viu (ou foi o sujeito que fez) alguém pegar o guardanapo de pano, encher de docinhos e levar a "marmita" pra casa? Arrematando com um pedaço do arranjo de mesa e dois ou três porta-guardanapos... Isso fora as lembrancinhas que já são feitas para serem levadas. Pois é, pra muita gente o lencinho de "lágrimas da felicidade" da cerimônia, o saquinho de amêndoas, o bem-casado e o sachê aromatizante que o manobrista deixa no carro não são suficientes. Comer do delicioso jantar, do bolo e dos docinhos não satisfaz, é preciso também levar para casa. 

É claro que sempre tem as desculpas. "Tô levando pro meu filho, que eu deixei em casa", "O porta-guardanapos era tão lindo, não resisti". E por aí vai. A verdade, que muita gente só descobre quando vai organizar o próprio casamento, é que esses "brindes" que os convidados carregam vão, de pouco em pouco, pesando no bolso dos noivos. Vamos ver alguns exemplos. A cada item que eu comentar, deixarei alguns valores que serão somados ao final. Me acompanhem.

É decoração, não brinde. 
Foto

Por causa da prática de "sequestro de guardanapos" muitos buffets hoje em dia cobram uma taxa de reposição por cada guardanapo que não retornar ao estoque. Isso quando não exigem que os clientes aluguem os guardanapos por fora (com a decoradora ou com uma empresa especializada). Assim, um item que poderia fazer parte do serviço - assim como os pratos, talheres e taças - custa em média de 3 a 5 reais a unidade. 

Outro sequestro, o de doces, faz com que os noivos tenham que contratar um serviço pensando não somente na quantidade que será consumida durante a festa, mas também no que será levado. Cada doce custa entre 1,50 e 2,00 reais, isso sem contar as forminhas, que custam desde 0,50 até 3,00 reais. (Pois é, tem gente que compra forminha mais cara do que o doce, vai entender). 

Quanto ao porta-guardanapos, ele também costuma ser alugado. Geralmente é alugado a uma taxa de 3 a 5 reais (e imagino que existam alguns ainda mais caros, dependendo da sofisticação). O porta-guardanapos é alugado com a decoradora, que provavelmente ainda cobra uma taxa extra de reposição pelas baixas ao final da festa. (Ainda preciso confirmar essa informação com a minha decoradora).

Ainda no âmbito da decoração, temos os ladrões de arranjos. Pense comigo, uma festa é contratada para durar 5 horas. Se você sai duas horas antes do final da festa, lavando consigo um pedaço do arranjo de mesa, você está iniciando o desmonte da festa duas horas antes do previsto, contribuindo para desfalcar uma decoração que custou caro, e ainda atrapalhando a beleza das fotos. Então, antes de levar um pequeno buquê de flores para decorar a sua casa, que tal dar uma forcinha financeira aos noivos nos quesitos decoração e fotografia? Quesitos esses que, juntos, podem chegar a custar bem mais do que o seu carro, diga-se de passagem.

"Bem casado gostoso, vou levar pra vizinha, pro porteiro, pros colegas de trabalho..."
Cada convidado de uma festa de casamento custa em média de 300 a 500 reais. E não se preocupe, você não vai ficar sem lembrancinha, nem que seja um bem-casado. Mas é UM, não CINCO, porque cada bem casado custa a partir de 3 reais. 

Então pense antes de ser um chato que leva guardanapos embora (o que você vai fazer com eles depois mesmo?).

Ah! Lembra da soma de valores que eu ia fazer ao final? Vamos lá: 

Se um convidado levar um guardanapo com três docinhos, dois bem-casados além do que seria seu, mais um porta-guardanapo, isso dá: (3 x 1,50) + (3 x 0,50) + (2 x 3,00) + (3,00) + (3,00) = 18,00
Para cada 100 convidados que fizerem isso, portanto, são 1800 reais de desperdício. Isso que usei os valores mais baixos de docinhos e forminhas, e contei apenas o aluguel, e não a taxa de reposição, de itens como guardanapo e porta-guardanapo.

E por último, mas não menos importante, é deselegante PRA CARAMBA sair da festa carregando marmita de doces e pedaços de arranjo. Jamais se esqueça disso. 

Um comentário:

  1. Oi!
    Na festa de 15 anos da minha filha alguns convidados levaram os arranjos da mesa. Mas nem me importei, visto que a festa já tinha terminado. Não acho deselegante levar pra casa os doces da festa, Eu particularmente nunca como os doces na festa. Com isso levo alguns pra casa. Agora, o convidado querer levar toda a mesa, levar saco plástico pra festa, isso sim é o fim da picada. Tb já vi convidados levando porta-guardanapo.
    Vania

    ResponderExcluir