Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A entrada dos noivos: com quem entrar?

Este post é dedicado ao meu noivo. Eu ia só mandar as fotos de referência pra ele, mas resolvi fazer logo o post. 

Nós estávamos conversando ontem mesmo sobre o nosso cortejo. Ele tinha pensado em entrar com a mãe 
e o pai, mas agora já não tem tanta certeza. 

Tradicionalmente, o noivo entra com sua mãe e a noiva com seu pai. Eu particularmente acho lindo a noiva entrando com o pai. Como cada família tem uma história, algumas vezes os noivos precisam resolver situações como a ausência dos pais (seja por falecimento, seja por brigas), ou o amor intenso pelos dois pais, que faz com que os noivos queiram homenageá-los, entrando com pai e mãe. 

Antigamente, na falta do pai a noiva procurava um irmão, tio ou padrinho para entrar. E o noivo, na ausência da mãe, também poderia convidar uma irmã, tia ou madrinha. Atualmente as pessoas têm feito do casamento uma cerimônia cada vez mais particular, em que noivas entram sozinhas ou com a mãe na ausência do pai. O noivo também pode entrar sozinho ou com o pai e a mãe, noivo entrando só com o pai eu confesso que nunca vi. 

Situações de falta de pai ou mãe não costumam ser muito difíceis de resolver. A questão que me parece mais complicada é quando os noivos querem mais de uma pessoa para a entrada, formando um trio. 

Não me entendam mal, eu acho que a felicidade é a coisa mais linda do mundo e que cada um casa como quer. PORÉM, eu acho esteticamente muito feio o noivo ou noiva entrando com duas pessoas. Eu sinceramente acho que, se você quer homenagear seu pai ou sua mãe que não entrarão com você, você pode fazer isso de dezenas de outras formas.

Muita gente justifica a entrada com pai e mãe dizendo que os dois foram igualmente importantes em suas vidas. Concordo mas discordo. Meu pai e minha mãe foram igualmente importantes na minha vida, mas de forma diferente. Meu pai sendo meu pai, e minha mãe sendo minha mãe. Levar a noiva ao altar é papel do pai (nesse ponto sou bastante tradicional). Minha mãe teve, tem e terá outros papéis na minha história de vida, mas me levar ao altar não é um deles.

Mas, deixando o emocional de lado, vamos ver o aspecto estético da entrada com três pessoas:

Desvantagens dos noivos entrando com duas pessoas (casal de pais, casal de avós, etc):

- É preciso mais espaço no corredor, principalmente no caso da noiva (o vestidão ocupa bastante espaço). Se o corredor não for muito largo, o trio pode ficar muito espremido ou acabar até esbarrando na decoração. Imagina que feio!
- Os noivos ficam "escondidos" no meio de duas pessoas, assim as fotos laterais podem ficar prejudicadas, bem como a visão que os convidados tem dos noivos.
- Os noivos entrarem "enganchados" em duas pessoas passa uma sensação estranha de que eles não dão conta de caminharem até o altar se não forem carregados. 
- Três pessoas de braços dados dão a sensação de "correntinha", ao passo que dar as mãos dá a sensação de infantilidade.
- É mais difícil coordenar o passo, já que os três tem que caminhar ao mesmo tempo. 

Algumas fotos de referência. (Observem bem as fotos e verifiquem a impressão estética que elas causam a vocês. Optei por cobrir o rosto para tentar preservar um pouco a privacidade das pessoas.) 

O corredor ficou estreito para três
Mais um corredor estreito. Reparem que a mãe vai batendo nas flores da decoração ao passar. Nessa hora, é melhor planejar a decoração com antecedência para que ela se adeque à passagem de três pessoas.
Esse corredor está largo e espaçoso. O planejamento da cerimônia levou em consideração que por ali passariam três pessoas e deu tudo certo. (Mas eu ainda acho estranho o noivo andando com as duas mãos "presas")
Algumas igrejas não permitem alterações na disposição dos bancos. Reparem como esse corredor é estreito até mesmo para duas pessoas e sem decoração. Imagina três?
Aqui parece que a mãe não conseguiu acompanhar o ritmo e ficou um pouco atrasada. 
Noiva que entra com dois homens. De todas as combinações, a menos esquisita na minha opinião.

Vantagens dos noivos entrando com duas pessoas (casal de pais, casal de avós, etc):

- A única vantagem que eu vejo é a da homenagem mesmo. É demonstrar que as duas pessoas que estão ao lado dos noivos são igualmente importantes na vida deles. 

- No caso dois noivos terem dois pais ou duas mães (casais homossexuais): aí vale entrar com os dois, afinal, não deve ser fácil "escolher" um.

Enfim, depois de tudo isso, eu destaco: não estou fazendo campanha contra a entrada em trio, nem quero mudar a opinião de ninguém, estou apenas expressando a minha. Se é isso que você quer para o seu casamento, manda ver! A minha opinião é que o papel de pai cabe ao pai, e o papel de mãe cabe à mãe. Se você é filho de mãe solteira e ela foi pai e mãe pra você, entrar com ela na cerimônia é um lindo reconhecimento. O mesmo vale para pais que foram verdadeiras mães, padrastos que foram verdadeiros pais, etc.

Para não dar errado: verifique se o corredor é largo o suficiente e comunique o decorador! Também comunique as equipes de fotografia e filmagem para que eles se posicionem adequadamente. 

6 comentários:

  1. Esse assunto é muito polêmico...
    Não acho brega noivo entrando com o pai e a mãe. Mas a noiva..... Sem comentários, rss. Na verdade, usei de forma errada a palavra brega. Não é brega, mas eu particularmente não gosto. Eu acho lindo ver a noiva entrado com o pai. Assumo que sou bem caxias com relação a essa minha posição, rss. No meu caso, infelizmente não poderei entrar com o meu pai. Pois ele tem outra família e simplesmente se esqueceu que tem a mim e a minha irmã mais velha de filhas do primeiro casamento. É uma lástima, mas é assim. Já tentei várias vezes me aproximar, mas não se pode obrigar ninguém a nada. Com isso, estou na dúvida se entrarei com a minha mãe, ou se entrarei sozinha. Me lembrei de algo importante... Vi a filmagem de uma casamento que a noiva entrou com os pais. Gente, o pai da noiva trombava em todos os arranjos da igreja. Todo vez que ele ia passar ao lado de uma arranjo ele tinha que dar um jeitinho para não levar todos os arranjos ao chão...
    Bjs,
    Vania

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu particularmente não gosto dessa ideia de entrarem três ao mesmo tempo... Fica muito informação... Eu até tinha pensado em entrar na igreja com o meu Avô, e no meio do caminho ele me entregaria ao meu pai... Só que depois eu pensei, ia ser muito informação do mesmo jeito e pelo o que eu conheço do meu avô, ele não me soltaria.. hahahahahahaha

    Bjs..

    noivanorj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ain gente, eu acho que a homenagem é linda... mas nã dúvida eu preferia até entrar sozinha viu rs três pessoas também acho muita informação.

    Abro exceção se o trio ensaiar MUITO antes pra manter o passo coordenado rs senão não! =P

    http://asmelhoresamigasdanoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Me da uma dica, não tenho mais meus país e gostaria de homenagealos na minha entrada, oq eu poderia fazer eu novo sem avós maternos e paternos, tenho sim tias e até uma pessoa quem penso porém não e papel deles fazer isso, toda vez que penso na minha entrada ou vejo algum vídeo do novo com sua mãe já caio em prantos, vamos casar en praia ou sítio e to com esse probleminha

    ResponderExcluir
  5. Quero entrar na igreja com meu pai e meu irmão mais velho! Acho q vai ficar legal!Sempre tive essa vontade!

    ResponderExcluir