Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Procurando músicas para o casamento: a marcha nupcial

Quando se pensa em casamento, a trilha sonora que vem à cabeça é a Marcha Nupcial. A mais famosa no Brasil é a de Mendelssohn, da suíte de Sonho de uma Noite de Verão. 




A Marcha Nupcial, contudo, está sendo gradualmente posta de lado. E por diversos motivos: porque não combina com o ambiente da cerimônia, porque a noiva acha brega, porque os noivos querem usar uma música que faça parte da história do casal, etc. O fato é que alternativas à Marcha Nupcial vêm sendo cada vez mais procuradas. 

Marcha Nupcial de Wagner

A Marcha Nupcial de Wagner não é tão usada no Brasil, mas quem nunca viu um filme de casamento com ela? 




Marcha Nupcial + Musiquinha romântica

Nos últimos casamentos que fui - e em muitos vídeos de casamento que tenho visto -, as noivas têm optado por utilizar em sua entrada uma combinação do início da Marcha Nupcial com uma música de sua preferência. Os primeiros acordes da Marcha chamam a atenção dos convidados, tocando durante a abertura das portas da igreja / salão. Quando a música muda, a noiva começa a caminhar. Essa opção não me agrada, pois para que a Marcha Nupcial tenha efeito é preciso tocar quase um minuto dela, o que acaba deixando a noiva parada na porta da igreja esperando para caminhar. Isso passa uma sensação estranha de que a noiva esqueceu o que era pra fazer. Uma paradinha de 10 segundos antes de caminha é válida, até mesmo para as fotos, mas quase meio minuto parada não dá. "Anda, minha filha!" - os convidados querem gritar. Mas é a minha percepção, tem gente que adora. 

O estilo do meu casamento não combina nada com as marchas nupciais, nem de Mendelssohn, nem de Wagner. Assim, estou procurando alternativas legais para a entrada, mas isso é assunto para o próximo post.

3 comentários:

  1. Acho muito legal personalizar o casamento até mesmo na hora da cerimônia... Mas eu vou entrar ao som da Marcha Nupcial mesmo... Quero algo bem tradicional, o que é a minha cara..rs
    Bjs

    noivanorj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a primeira marcha que você postou! Quando as noivas entram na igreja com ela eu morro de chorar!! rs Mas eu mesma acho que não usaria no meu casamento...

    Faz a listinha da playlist e manda lá pro blog =] não precisa ser a oficial ainda

    http://asmelhoresamigasdanoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Kkkk. Flor, ri alto com o seu comentário. Bem verdade mesmo. Exagerada a pessoa aqui, rss. Verdade, aqui em Brasília com R$ 2.000,00 ou vc contrata o Dj ou os doces, rss. Só notei o que havia escrito isso com o seu comentário, sabia?! Vou até atualizar o post. Muita correria por aí? Vc sumiu flor. Eu tb tô meio sumida. Muitas coisas pra fazer, muitas coisa pra estudar e pra variar muito pouco tempo... Obrigada pelo alerta.
    Bjs,
    Vania

    ResponderExcluir